O aerolevantamento com uso de VANT é feito através da captura de diversas imagens que serão georreferenciadas e sobrepostas, dessa forma, será possível estabelecer com precisão os valores de altitude dentro de cada pixel no resultado final, fornecendo valores precisos.
A utilização de veículos aéreos não tripulados para levantamento topográfico cresce a cada ano devido à facilidade de acesso ao equipamento e ao compartilhamento de informações entre os diversos usuários. E a utilização de VANT é uma alternativa rápida e precisa para aplicações em topografia, quando comparada com as metodologias tradicionais de aquisição de dados (estação total e GNSS).
Outra facilidade do aerolevantamento com VANT em relação às metodologias tradicionais, é que este equipamento consegue coletar dados em áreas de difícil acesso, além de apresentar resultados mais rápido do que quando coletadas com uso dos equipamentos tradicionais.
A Quantum Geotecnologia oferece serviços de coleta de imagens aéreas, bem como o seu pós processamento em ambiente de SIG para fornecer ao cliente os seguintes resultados finais:
-
Ortomosaico
-
Modelo 3D do terreno
-
Modelo Digital de elevação
-
Shapefile com as curvas de nível corrigidas
-
Cálculo de Volumes (Cubagem)
Aerolevantamento
Case 01 - Pedreira Joana D'arc
O nosso primeiro case foi um projeto de testes realizado na Pedreira Joana D'arc (Vitória) onde foi possível obter a fotografia aérea da pedreira, calcular sua topografia e gerar um modelo de visualização 3D.

Figura 01 - Fotografia aérea retificada, corrigida e processada.

Figura 02 - Mapa com a Ortofoto da Pedreira Joana D'arc + Modelo Digital de Elevação
Modelo 01 - Modelo de visualização 3D da Pedreira Joana D'arc (https://skfb.ly/6IQRP)
Case 02 - Sindicato dos Policiais Civís (SINDIPOL)
O segundo case é referente a um trabalho para captação de imagens no SINDIPOL (Serra), onde posteriormente aproveitou-se as imagens para gerar um modelo de visualização 3D e um vídeo demonstrativo dos pontos de interesse da área.

Figura 03 - Ortofoto georreferenciada do SINDIPOL
Vídeo 01 - Demonstração do modelo de visualização 3D
Modelo 02 - Modelo de visualização 3D do SINDIPOL. (https://skfb.ly/6ISMy)