De acordo com Zuquette (1987), mapeamento geotécnico é definido como "um processo que tem por finalidade básica levantar, caracterizar, classificar, avaliar e analisar os atributos que compõem o meio físico seja geológico, hidrogeológico, hidrológico, etc. Tais informações deverão ser produzidas de maneira tal que possam ser utilizadas para fins de engenharia, planejamento, agronomia, saneamento e avaliações ambientais. As informações devem ser tratadas através de processos de seleção, generalização, adição e transformação, para que possam ser relacionadas, correlacionadas, interpretadas e, ao final, representadas em mapas, cartas e anexos descritivos, sempre respeitando os princípios básicos que regem a execução do mapeamento geotécnico".
O mapa geotécnico requer, para sua realização, operações básicas de adição, seleção, generalização e transformações das informações especiais relativas à litologia e estruturas dos solos e rochas, hidrogeologia, geomorfologia e processos geológicos.
Os principais objetivos dos mapas geotécnicos são indicar e orientar, subsidiando o planejamento do uso e ocupação do solo, conservação ambiental e a proteção dos recursos naturais, recuperação de áreas degradadas, segurança das edificações e da população por meio da previsão e prevenção de riscos geológicos (naturais e induzidos) e orientação (e não substituição) de estudos e ensaios específicos para projetos de engenharia.
Os serviços prestados pela Quantum Geotecnologia, na área de mapeamento geotécnico, são:
-
Levantamento bibliográfico
-
Fotogeologia
-
Caracterização de rochas e solos
-
Análise das condições hidrogeológicas
-
Análise das condições geomorfológicas
-
Levantamento topográfico
-
Identificação de áreas de risco geotécnico
-
Perfil geotécnico
-
Relatório Geotécnico