Soluções em Geoprocessamento
A Quantum Geotecnologia é especialista em trabalhar com dados geográficos, oferecendo para seus clientes um produto com qualidade superior ao do mercado local, entregando imagens com alta qualidade e resolução, dados confiáveis e mapas precisos, agregando dessa forma, credibilidade aos projetos.
Dentro do ramo do geoprocessamento diversas atividades podem ser realizadas. Abaixo encontra-se a descrição das atividades que comumente são realizadas pela Quantum Geotecnologia.
Outras demandas de geoprocessamento que não estejam listadas abaixo podem ser informadas por e-mail, e dessa forma e dessa forma podemos resolver esses problemas.
Estruturação de dados
As imagens quando são obtidas, muitas vezes, não vem com a qualidade/aspecto que desejamos, sendo necessário realizar processamentos pós obtenção, para que se possa realçar algumas características e facilitar a observação. Essas são técnicas de Processamento digital de imagens e algumas das técnicas que são utilizadas para realização dessas atividades são a Ortorretificação, Mosaico , Realce e Fusão.
A geração de Modelos Digitais de Terreno e Superfície realizadas pela Quantum Geotecnologia são feitas através do uso de imagens de radar para projetos com áreas extensas, garantindo uma combinação de qualidade e eficiência à demanda solicitada, enquanto que, para áreas pequenas que necessitem de alta precisão, o levantamento poderá ser feito com uso de VANT's e GPS de alta precisão retornando para o cliente um resultado com alto nível de precisão e detalhes.
A Digitalização de Mapas é uma técnica que consiste na conversão de mapas impressos, em mapas digitais georreferenciados e vetorizados, possibilitando realizar outros processamentos com esses mapas. Neste serviço o resultado final pode ser entregue com o layout antigo, ou com um layout atualizado a gosto do cliente, além disso, oferecemos também a opção de mudar para um modelo mais atual.
O serviço de Vetorização de Mapas que a Quantum Geotecnologia realiza, consiste na transformação de cartas rasterizadas em mapas vetoriais. Esse é um procedimento para realizar interessantes análises em áreas urbanas, podendo agregar informações pertinentes na hora de fazer um mapa de planejamento urbano, ou análises multicritério.
Georreferenciamento de Imagens é a técnica que integra os dados geográficos espacializados em um mesmo sistema de coordenadas, o que nos permite ter o mesmo padrão de posicionamento e localização para todos os dados subsequentes que forem inseridos no projeto. Ter os seus dados georreferenciados de maneira correta é muito importante na hora do processamento para que não haja dados mascarados e com valores incorretos, principalmente de distância.
Processamento de dados
Análise de Favorabilidade
O objetivo da Análise de Favorabilidade é combinar informações de diversos níveis, a fim de resultar em uma saída de dados que permita ao usuário calcular um determinado valor, tal como a probabilidade de localizar um depósito mineral ou o melhor lugar para se morar em uma cidade. A análise de favorabilidade torna possível inferir quanto e de que modo cada variável mapeada está associada ao processo e, consequentemente, o quão bom é aquela posição frente ao objetivo proposto.
A variedade de resultados que uma Análise de Favorabilidade pode nos retornar é imensa, dentre elas, temos alguns exemplos:
-
Identificação de áreas favoráveis à exploração de água subterrânea;
-
Identificação de zonas susceptíveis à contaminação por resíduos;
-
Planejamento urbano-social para identificação dos melhores locais para se morar;
-
Identificação de áreas florestais que devem ter maior cuidado com a preservação;
-
Identificação de zonas susceptíveis à contração de determinadas doenças.
Como observado nos exemplos acima, a Análise de Favorabilidade é uma técnica que retorna dados que auxiliam na tomada de decisões, sendo de extrema importância tanto para a fase inicial quanto para a fase final de um projeto.
Análise Multitemporal
Uma Análise Multitemporal, como o próprio nome diz, é uma técnica que realiza um monitoramento contínuo ao longo de um determinado período de tempo, coletando dados para que seja possível compara-los temporalmente. Esse estudo é muito interessante para acompanhar a evolução de um projeto, seja ele de pequeno, ou de grande porte.
Segue abaixo alguns exemplos de projetos que podem demandar Análise Multitemporal:
-
Evolução da cobertura vegetal em parques;
-
Evolução de uma cidade;
-
Restauração de rios e nascentes;
-
Dinâmica do leito de rio;
-
Área inundada após a instalação de uma barragem;
-
Evolução da área cultivada em um terreno.
Nos exemplos acima, é possível notar que a Análise Multitemporal serve como uma ferramenta de apoio para estudos ambientais, nos mostrando os resultados gerados pela instalação de um projeto.